terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prefeito em exercício concede título a Grupo Polonês de Araucária

Grupo Wesoly Dom recebe título de
Consagração Pública, por relevantes serviços
prestados à comunidade




No dia 04 de janeiro o prefeito interino, Isac Fialla, sancionou a Lei Nº 2155/2010, que concede ao Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom, o título de Consagração Pública Municipal.

A titulação foi concedida ao grupo, conforme o estabelecido no Artigo 5º, da Lei Nº 1097 de 1997, pela importância de seu trabalho para a comunidade polonesa do município, uma das maiores do Brasil.

“É com muita honra que concedemos esse título ao Wesoly Dom. O grupo tem representado Araucária dentro e fora do Brasil, merecendo grande destaque na imprensa internacional por seu belíssimo trabalho”, comentou Fialla.

O grupo já representou o Município em diversos festivais por todo o Brasil, sendo muitas vezes premiado. Em duas ocasiões participou do Festival Mundial do Folclore Polonês em Rzészow, Polônia, merecendo destaque na mídia internacional.

Fonte: www.araucaria.pr.gov.br


História do Grupo Wesoly Dom
Em 1996 surge a idéia em montar um grupo de dança folclórica polonesa, idéia que até então estava somente no pensamento de uma família tradicional do Município de Araucária, família Soczek. Resgatar a cultura polonesa. "História que começou em 1875 com os imigrantes poloneses em nossa cidade, quando ainda não existia agricultura, eles aqui chegaram, preparados com sua técnica e experiência contribuíram para a formação de Araucária. Descendentes de poloneses, jamais podem esquecer a alegria, a música, a religião, culinária, enfim todos esses valores e características trazidos com eles da Polônia e que até hoje estão vivos e presentes em nossa comunidade, porém esquecidos. A partir deste, foram aumentando as expectativas, surgiam mais famílias polonesas com apoio da idéia e no intuito de formar uma entidade filantrópica para resgatar os costumes e tradições, onde que somente a partir do ano 2000 se concretiza a idéia.
Em 13 de maio de 2000, iniciou-se nesta data uma nova história para o Município de Araucária, um grupo pioneiro que resgatará parte da história da colônia Polonesa deste Município, ressurgindo suas crenças e tradições que nunca serão esquecidas. Em 13 de maio de 2000, é anunciada através da Sra. Célia Maria Soczek Kozak, a fundação do Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom, que significa Casa Alegre, uma homenagem a todas as famílias que nesta casa, vivenciaram as mais alegres festas. Hoje o grupo conta com 116 integrantes nas categorias infantil, juvenil e adulto. Já adquiriram vários títulos nos festivais dentro e fora do Estado e do país. Entre vários outros, apresentaram no Teatro Guaira, o maior da América Latina, Festival internacional de Joinville e por duas vezes em julho/2005 e julho/2008 participou no festival mundial do folclore Polonês em Rzészow na Polônia. Participou com mais de 26 países do mundo, e o qual foi destaque na mídia em toda Europa. Além das danças polonesas, representou o Brasil através das danças, carnaval, Frevo, Afixerê e Gaúcha. Promove a cidade de Araucária, com o resgate da cultura polonesa. O grupo se mantém com recursos próprios, através de festas típicas polonesas e doações, integrantes não possuem nenhuma renda em dinheiro, apenas trabalham como voluntários e principalmente pelo prazer de levar a cultura polonesa a diante.
Fonte: http://wesolydom.com/

Nenhum comentário: